sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

das admiráveis mães solteiras

Se a vida de mulher solteira pós moderna tem seus percalços, existe uma espécie de admiráveis mulheres solteiras que merecem todos os louros e aplausos. É uma espécie de mulheres que a cada dia mais se multiplica e enche meu peito de orgulho pela bravura e a coragem de enfrentar meio mundo de preconceito com muita classe e destreza. Estou falando de ninguém menos que a mãe solteira.


O fato é que esta espécie de bravas guerreiras solteiras precisam lidar com fatores muito maiores do que os vivenciados pela solteira sem filho. Da estrutura financeira a ter que lidar com o "falecido" muitas vezes enchendo os colhões que não as foram concedidos pela própria natureza. É sabido que a mãe solteira se vira nos 10 segundos para se desdobrar em cuidados às crias e ainda ter que aturar as vicissitudes do estado civil solteira.


Craques em matemática, conseguem fazer das 24 horas do calendário gregoriano o verdadeiro milagre da multiplicação, entre cuidar da rotina da criança até tirar um tempinho para se divertir, ainda precisam manter o bom humor sempre para não entrar em parafuso. Eu particularmente acharia justo que o dia destas mulheres tivesse 2 horinhas a mais do que as pessoas comuns. Estas mulheres batalham 4 a 5 expedientes por dia, algo do tipo: manhã, tarde, noite, meia madrugada e fim da linha. E ainda são cobradas viu? Pelos filhos, por uma questão de direito natural e pela sociedade pela condição machista em que ainda estamos relegadas. Uma injustiça viu?


E se estas mulheres são campeãs em multiplicação, imagina só o que não fazem com o suado dinheiro que ganham? Se o ex for melhor pai do que marido, namorado ou freelancer, ela conta com a participação financeira do mesmo e tudo fica no mínimo mais tranquilo, mas quando não há, a brincadeira de criança fica mais feia que o Molejo cantando a música da Amarelinha! A justiça é clara: não pagou a pensão, entra em cana. No entanto, quando o montante é deliberado pela justiça e o rapaz tiver mais de um filho e não receber o suficiente para garantir um conforto sequer, Deus do céu, não paga nem o lanche da criança. Pior fica quando a guerra de braço é tamanha que acaba afetando a relação entre pai e filho. Isso é lamentável, porque a criaturinha é quem mais sofre. Conheço muitas mulheres que optam por arcarem com todas as despesas para não verem suas crias sofrendo. Acontece.


E quando a mãe solteira consegue um dia de folga e vai se divertir? É sofrível o que estas moçoilas têm que enfrentar com os atores circenses que aparecem querendo animar o picadeiro. Primeiro que muitos homens consideram que mulher solteira com filho é mulher disponível. Eles realmente acreditam que estão fazendo um grande favor tamanho é o preconceito que engessam a massa cefálica destes filhos de Adão. Eu queria entender a relação entre ter filho e ter que dar para o primeiro que aparecer assim que a mãe gata fica solteira. 'Pera ai' né? Poupem-me de detalhes sórdidos. E como meu 'padim padi' Xico Sá diz: que coisa feia/ complexo de Édipo/ com a mãe alheia. Seria cômico se não fosse trágico. E pega o beco 'cumpadi'.


E quando o lance está rolando e o carinha não se toca que não é chegada a hora de bater no portão da moça? Sim, porque mãe solteira é sobretudo e principalmente mãe, ela não faria nada que pudesse expor suas crias e, psicologismos à parte, não é tão legal apresentar aos filhos qualquer relacionamento freelancer que apareça, até porque estes freelas são tão voláteis que nem vale a pena a crise que pode causar. Se o moçoilo quer motel de graça, arrudeia ou, para o Brasil inteiro entender, dá a volta, que na casa da mamãe solteira ele não entra. Em geral, seus filhos são preteridos para todo o sempre amém.


Digo e repito: para mim não existe espécie humana mais admirável do que a mãe solteira, estas têm jogo de cintura de fazer inveja a qualquer Shakira da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário